Projeto de SPDA - Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (NBR-5419) – é um estudo realizado em uma edificação para a implantação de dispositivos que irão proteger o ambiente contra os raios.

O projeto SPDA também conhecido para-raios – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – é um estudo realizado em uma edificação para a implantação de dispositivos que irão proteger o ambiente contra os raios. Fundamental em imóveis comerciais e industriais, o projeto SPDA deve ser feito de acordo com a norma técnica NBR 5419/2015. O SPDA, portanto, previne acidentes e evita prejuízos. 

Um bom projeto SPDA apresenta uma avaliação minuciosa das situações que podem surgir decorrentes de ações planejadas para solucionar o problema das descargas atmosféricas. Ao reduzir perdas e o desperdício de materiais, além de suprimir o retrabalho, o projeto SPDA proporciona eficiência econômica. Logo, é ele quem irá nortear a boa ou má execução de uma instalação.

Em um projeto SPDA é imprescindível conhecer a fundo, as características e peculiaridades da estrutura física e arquitetônica de um imóvel para encontrar a solução técnica adequada e alinhada ao padrão estético do edifício. É fundamental que o projeto se adeque à necessidade do cliente, de modo a permitir com facilidade, futuras manutenções e inspeções a serem realizadas no local.

OS MÉTODOS MAIS UTILIZADOS DE PROJETO SPDA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Um projeto SPDA deve ser feito conforme as normas técnicas e método construtivo que proteja integralmente a edificação contra as descargas atmosféricas. Os métodos mais conhecidos são:

  • A) captor Franklin ou ângulo reto, Parte do SPDA externo destinada a interceptar as descargas atmosféricas.

 

  • B) decida. Parte do SPDA externo destinada a conduzir a corrente de descarga atmosférica desde o subsistema captor até o subsistema de aterramento. Este elemento pode também estar embutido na estrutura

 

  • c) Gaiola de Faraday ou malhas de  aterramento ou anel fechado ; Parte do SPDA externo destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descarga atmosférica na terra. Este elemento pode também estar embutido na estrutura.

 

  • d) hastes; Elemento ou conjunto de elementos do subsistema de aterramento que assegura o contato
  • elétrico como solo e dispersa a corrente de descarga atmosférica na terra.area  da ENGENHARIA ELÉTRICA

 

Com o Projeto de SPDA - Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (NBR-5419) você terá a certeza de obter Para Raios instalados de forma adequada proporcionando assim, segurança aos condôminos, minimizando futuros prejuízos ao prédio. Pois com um inadequado SPDA ou a falta de cuidados e manutenção pode gerar problemas na hora de receber a cobertura de Seguradoras. Prolongando o processo de indenização.

 

  • Projeto de SPDA - Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (NBR-5419) identifica as vulnerabilidades a que estão sujeitos os condôminos de receber Descarga Atmosférica (Raio) ou prováveis consequências que possam ocorrer. uma ART. Na qual vai depender do município em que você está localizado e variações das Leis Municipais desta cidade.

Projeto de SPDA - Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (NBR-5419) é feito para atender desde:

  • Industriais;
  • Agrícolas;
  • Comércio;
  • Empresas;
  • Condomínios;
  • Nas estruturas especiais como em chaminés e tanques contendo líquidos inflamáveis; entre outros setores que precisam do Projeto de SPDA - Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (NBR-5419).

 

Entre em contato e solicite maiores informações sobre o processo para o Projeto de SPDA - Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (NBR-5419). Aproveite e peça um orçamento sem compromisso, um dos técnicos da pjf engenharia. irá atendê-lo com imenso prazer e o ajudará a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Projeto de SPDA - Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (NBR-5419).

Faça seu orçamento  

Nossos principais serviços